A família Coca Cola ganha mais um membro

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ficou mais fácil viver com qualidade”. Este é o slogan que a agencia NBS assinou para ser veiculada a partir do dia 5 de julho como lançamento da fusão das marcas de sucos prontos Del Valle e Sucos Mais, hoje, sucos Del Valle Mais.

A marca de suco Del Valle é uma empresa de origem mexicana que chegou no Brasil em 1997. Em 2001 a companhia Coca-Cola do Brasil, no segmento de sucos prontos, lança a marca Kapo; em 2005 ela adquire a marca Minute Maid Mais, para só em 2007 comprar a Del Valle dos mexicanos. Com a junção dessas três marcas líderes de mercado neste segmento, em 2009, a companhia está lançando a nova Família Del Valle.

É do conhecimento de todos que a Coca Cola é a detentora da marca de sucos Del Valle (topo of mind neste segmento), e para quem consome estes tipos de produtos, deve ter estranhado a palavrinha “MAIS” do lado direito do logo. Depois disso que fomos descobrir que o desenrolar desta historia é bem parecida com final de novela mexicana.

A Coca Cola comprou a empresa Mais Indústria de Alimentos em junho de 2005 (por um valor estimado em R$ 110 milhões), o primeiro lançamento do Minute Maid Mais foi feito só em 2006, e continuou com a marca Mais no mercado, que nos últimos anos vem se mostrando detentora de 12% do market share neste segmento, ficando atrás apenas dos sucos Del Valle, que possui 16%.

Segundo o site Gazeta Online, Jhon Pinto, diretor de marketing de novas bebidas da Coca Cola, afirmou com prioridade que a fusão não será prejudicial aos trabalhadores das fábricas das cidades de Linhares, no Espírito Santos, e Americana, interior de São Paulo, muito pelo contrário, pretendem aumentar os investimentos e no curto prazo, até o final deste ano, contratar mais 120 colaboradores para estas fábricas, sendo 108 vagas só para a unidade de Linhares, na qual pretendem transformar na maior fábrica da marca.

Outra preocupação da gestão em relação à nova marca, foi em manter os dois nomes, fazendo assim, a marca Del Valle Mais, pois ambos os nomes são muito conhecidos pelo consumidor, esta decisão foi tomada após um longo estudo de mercado e comportamento do consumidor.

A companhia tem em seu planejamento investir no próximo ano 60% a mais no segmento de sucos prontos, já que este é um mercado que cresce no Brasil.


Curiosidades:

  • A fábrica de Linhares (ES) é a responsável por abastecer toda a rede Mc Donald’s no País;
  • Segundo estudos da ACNielsen, o segmento de sucos prontos no Brasil, cresceu cerca de 16% nos dois últimos anos;
  • O Brasileiro consome em média 12 copos de suco pronto, o americano 230 copos, os europeus 150 e os mexicanos 73 copos. Ainda temos muito o que crescer;
  • As marcas Del Valle, Minute Maid Mais e Kapo possuem atualmente, 16%, 12% e 7%, respectivamente, do market share.
  • Lançamento do novo produto da Coca Cola do Brasil:
    “A Coca Cola do Brasil uniu as marcas Del Valle, Minute Maid Mais, Kapo e o lançamento Del Valle Frut para formar a grande FAMÍLIA DEL VALLE”.

Por Gabriela Mendes Pereira.

0 comentários: