Tipos de Fusão

terça-feira, 22 de setembro de 2009

No Brasil, os processos de fusão e aquisição ganharam forças na década de 90. Período em que o cenário brasileiro passava por uma ruptura econômica, abrindo o mercado para o serviço e capital estrangeiro. O chamado Mercado Global, estimulou os processos da posição das grandes corporações perante o mercado, buscando sempre a expansão.

Devido a alta competitividade do mercado, as empresas criam estratégias para permanecer e se consolidarem nele . A comunicação exerce um papel fundamental nestes processos, informando, esclarecendo e possibitando canais abertos para o diálogo com todo o público interno.


Tipos de Fusão

Horizontal
Definição: Fusões dentro de uma mesma indústria ( que produzem o mesmo tipo de bem ou serviço).
Objetivos: Obter economias de escala e escopo, elevação do market-share, conquistar novos mercados.

Vertical
Definição: Fusões de empresas que estão à frente ou atrás da cadeia produtiva (fornecedora ou cliente).
Objetivos: Maior controle sobre as atividades, proteção do investimento principal, maior facilidade na distribuição dos produtos, assegurar matérias-primas.

Congénere
Definição: Fusão de empresas com produtos ou serviços não similares que apresentam algum tipo de sinergia.
Objetivos: Diminuição dos custos de distribuição, diversificação do risco, ampliar a linha de produtos, abertura para novos mercados.

Conglomerado
Definição: Fusão sem qualquer tipo de sinergia, com empresas em setores totalmente distintos.
Objetivos: Diversificação do risco, aproveitar as oportunidades de investimentos.

Por Thaís Diniz


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