Os meus, os seus e os nossos...

segunda-feira, 1 de junho de 2009




Segundo pesquisa realizada pela Topmind, desde 2006, o país vem aumentando mais de 40% o número de aquisições e fusões realizadas anualmente.

Se considerarmos a porcentagem mundial, deste quesito, chegaremos a valores enormes, tanto em renda, espaço e funcionários. A grande questão abordada é: o que fazer com todos esses funcionários?

As medidas adotadas são diversas, desde demissões em massa, realocação até remanejamento, pois a atual preocupação das companhias é ter a melhor gestão e melhores desempenhos.

É interessante para a organização manter o maior numero de empregos possíveis e dar a preferência para aqueles que tem como principal características a flexibilidade, inovação, e pessoas dispostas a viver novas situações, sem medo do novo.

A mudança é a única certeza que passa a fazer parte do cotidiano dos funcionários, e uma ótima dica para estes seria procurar se atualizar e saber qual será o possível perfil da empresa resultante desta junção.

Para os lideres, apesar de parecer piegas, uma forma muito eficaz de evitar os ruídos, e o famoso “rádio peão”, é fazer o máximo para manter a equipe informada sobre a atual situação.

Este momento de transação é difícil até mesmo para a identidade da organização e de sua colocação no mercado, pois os colaboradores voltam sua atenção para o ambiente interno, sendo inevitável que haja um clima de tensão, ansiedade e nervosismos, gerando incertezas nas duas empresas que fazem parte deste processo.

Uma ótima liderança é o segredo para que a empresa não vire uma “selva”, onde um deseja ocupar o lugar do outro, “devorando-o”.
Gabriela Mendes Pereira