Aquisição, Fusão e Reestruturação

sexta-feira, 22 de maio de 2009

No cenário atual global, a concorrência no mercado se torna cada vez maior entre as empresas. Existe, no entanto a necessidade de aperfeiçoar processos, reduzir custos de produção e primordialmente a inovação perante os demais concorrentes, adequando necessidades e a demanda de um mercado cada vez mais exigente, com qualidade e preços competitivos.

Para manter a sobrevivência perante a atual realidade muito mais competitiva e agressiva, algumas empresas buscam estratégias para o fortalecimento e permanência no mercado.

Em meio à crise mundial global, a grande tendência é o estreitamento entre as relações interempresariais. Dentre as estratégicas econômicas, há três vieses de importante relevância.

1º. Fusão – A fusão se dá pela união de empresas que se tornam extintas, para formar uma única à qual os cargos executivos são divididos, e as decisões e políticas são discutidas com todos os envolvidos no processo.
Podemos citar com um exemplo recente de fusão o caso da Perdigão com a Sadia, que criou a BRF –Brasil Foods.

2º. Aquisição – Quando uma empresa compra a outra com o objetivo de expandir a sua participação no mercado. Neste caso, quem toma a decisão referente a transação é a união administrativa.
Um exemplo atual de aquisição se deu quando o Banco Itaú comprou o Unibanco, se transformando no maior banco da América Latina – Itaú Unibanco.

3º. Reestruturação – Abrange todas as dimensões da empresa, tem como intento trazer inovações nos processos internos, incorporação de novas tecnologias, treinamento, reciclagem de profissionais, mudanças na estrutura organizacional, com o principal objetivo de torná-la competitiva e garantir a sua longevidade no mercado.

Normalmente os processos Due Dilligenee preparam as empresas para a fusão ou aquisição. Esse processo constitui na análise e avaliação detalhada de informações e documentos relacionados às partes envolvidas.

IMPORTANTE: Para que haja a livre concorrência, iniciativa e eficiência econômica deve haver um acompanhamento feito pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). As condutas anti-concorrenciais, estão sujeitas a multa no valor de até 30% do faturamento anual bruto entre outras penalidades.

1 comentários:

Unknown disse...

Um bom software da sala de dados virtual e uma solução eficaz para o armazenamento confidencial de documentação em transações de fusões e aquisições.