Evite Ruídos em Fusões e Aquisições

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Nos processos de fusão e aquisição qualquer ruído pode ser fatal para o andamento do negócio. Para obter os melhores resultados, nessas grandes operações, é fundamental o planejamento, sinergia e respeito ao público interno.
Segundo Fernando Byington- diretor executivo do grupo Santander Brasil, o maior desafio, nesse processo, para a área de comunicação é o de valorizar o contato humano e administrar as expectativas que surgem durante o processo. Para responder as essas expectativas e evitar os boatos, nesse primeiro momento, é fundamental que a comunicação aja de forma rápida e o público interno seja privilegiado.

Para isso, a empresa deve investir na comunicação de liderança e na formação de porta-vozes. Durante a compra do Boston pelo Itaú, a empresa manteve um alinhamento estratégico. Assim que a compra pode ser anunciada, os primeiros a saberem foram os colaboradores. A primeira atitude dos presidentes das duas instituições foi reunir os funcionários para anunciar a fusão, só depois seguiram para a coletiva de imprensa.

O planejamento de comunicação detalhado para o tratamento do público interno é primordial. Assegurar o apoio da direção, tratar as pessoas com respeito, usar medidas claras, ter uma comunicação transparente são fatores fundamentais para que bom relacionamento entre os públicos e a empresa seja garantido. É importante lembrar que todo esse trabalho deve ser mantido após o anúncio da fusão ou aquisição.

Priscila T. Diniz da Cunha

0 comentários: