Fórmula do Sucesso

sábado, 26 de setembro de 2009

Google pretende comprar uma empresa por mês

Isso mesmo, o gigante da internet - Google - em sua nova estratégia de crescimento sai às compras de micro e pequenas empresas ao invés de entra em processo de contratação de pessoas. Há possibilidades de aquisições de grandes empresas, porém são totalmente imprevisíveis, afirma Eric Schmidt. Confira a matéria na integra:
http://idgnow.uol.com.br/mercado/2009/09/23/google-acredita-que-e-hora-de-voltar-a-compras-empresas/

E como fica a comunicação interna do Google? Confira como a empresa trabalha hoje...




Com um cenário de crescimento, fusões e aquisições constantes que a empresa apresenta ao logo de seus 10 anos, é um dos maiores e melhores cases de sucesso estudado. Parte desse sucesso é sem dúvida, atribuído as práticas de Comunicação Interna da empresa.

O Google trabalha a Comunicação Interna de forma inovadora e audaciosa, que talvez seja fórmula do sucesso. Será? Então vejamos, a sua empresa abre mão de 20% do seu expediente para que você trabalhe com seus projetos pessoais? Você tem liberdade para levar o seu cãozinho ao escritório? No escritório que trabalha tem alguma mesa de sinuca? Pois bem meu camarada, até estou curiosa para conhecer as suas respostas.

Realmente essas são ações de coragem, é preciso ousar, ariscar e confiar demasiadamente no funcionário para colocá-las em prática. E com certeza, cabem nos dedos de uma mão a quantidade de empresas que assim trabalham.
Desta forma é possível apostar na hipótese que ao comprar as empresas o Google saberá a dosagem exata da Comunicação Interna para integrar os novos funcionários. E cá entre nós, não será uma tarefa difícil, já que é a empresa dos sonhos! Claro que levando em consideração a aquisição de uma micro ou pequena empresa. Neste caso, uma das tarefas mais importantes é saber respeitar a cultura do pequeno que num outro momento foi tão importante para a sociedade quanto o Google para o mundo do WWW.

Já num processo de integração do Google com uma grande empresa, o nível de complexidade aumenta, assim como a demanda de trabalho. Talvez, até mesmo a criação de uma nova área que cuide apenas da integração dos processos das empresas, e cabe nisso o processo de Gestão de Pessoas, Comunicação Interna, entre outros. Mas essa já é uma outra história...

Curiosidade: Filosofia utilizada pelo Google, estruturada com base em 12 princípios:
1. Conheça profundamente sua equipe antes de fazer mudanças
2. Procure o consenso ao invés de impor decisões
3. Tome decisões claras e assuma a responsabilidade por suas ações
4. Você trabalha para sua equipe e não o contrário
5. Coloque a mão na massa
6. Compartilhe as informações com a equipe
7. Resultados têm maior impacto do que politicagem
8. Arrisque-se. O fracasso pode trazer grande aprendizado
9. Construa um bom relacionamento com seu time, para trabalhar bem em equipe
10. Encoraje a criatividade de seus funcionários
11. Independentemente da hierarquia, mantenha os canais de comunicação interna abertos
12. Crie um bom ambiente de trabalho
Por Tatiane Tanus Quinteiro

1 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Parabéns pelo post, excelente. Com certeza será fácil adequar o ambiente interno das empresas adquiridas à realidade hoje do google. Não tem como não funcionar está fórmula de sucesso. Nem sei se pode chamar de comunicação interna o que acontece no google hoje, é algo surreal de se imaginar que um presidente/diretor possa implementar em sua empresa.

Mateus